Phmetria

É considerada um dos grandes avanços no diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) dos últimos anos, tendo em vista sua objetividade em determinar a presença e a intensidade do refluxo ácido, correlacionando este aos sintomas do paciente.

INDICAÇÃO

As indicações mais importantes da pH-metria esofágica são:

  • Determinar o diagnóstico em pacientes com sintomas sugestivos de DRGE que não apresentam alterações (esofagite erosiva) à endoscopia digestiva alta;
  • Avaliar a efetividade dos tratamentos clínicos ou cirúrgicos do refluxo;
  • Estudar o refluxo supraesofágico ou faringolaríngeo, quando o principal sintoma do paciente for uma manifestação respiratória (asma, tosse crônica e pneumonia de repetição), otorrinolaringológica (rouquidão, pigarro crônico, muco, queimação em orofaringe, entalo, laringite posterior) ou oral (halitose).

PREPARO

O paciente necessita de jejum absoluto de seis horas antes do exame e deve suspender as medicações usadas para o esôfago ou estômago:

  1. Por sete dias antes, os inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol);
  2. Por 72 horas antes, os antagonistas do receptor H2 (ranitidina, cimetidina);
  3. Por 24 horas antes, os procinéticos (metoclopramida, bromoprida) e os antiácidos ( hidróxido de alumínio, )

Se objetivo do exame é avaliar a eficácia do tratamento medicamentoso antirrefluxo, o teste deve ser realizado em vigência das medicações.

SEDAÇÃO

Esse exame não requer sedação, sendo realizado com o paciente acordado, pois é necessária sua colaboração durante o estudo, mantendo a sua capacidade de deglutir (engolir) naturalmente quando solicitado. Realiza-se apenas a anestesia local de uma das narinas com lidocaína gel a 2% para facilitar a introdução do cateter.

DURAÇÃO DO EXAME

O paciente ficará com o cateter introduzido na narina, fixado na face com micropore, conectado a um aparelho portátil (gravador), por cerca de 24 horas. Ele receberá um diário, no qual registrará os horários de suas refeições (qualquer comida ou bebida, com exceção da água), os horários que tiver deitado (acordado ou dormindo) e, os horários de seus sintomas. Durante o exame, deverá, na medida do possível, realizar todas as suas atividades diárias (todas as rotinas normais) e manter a ingestão alimentar de forma habitual e irrestrita, a fim de que o resultado seja o mais preciso possível. Após esse período, deverá retornar a clínica para a retirada do equipamento e a análise dos resultados.